[GUIA] Como Estudar a Bíblia Para Iniciantes

by - janeiro 24, 2023

 [GUIA] Como Estudar a Bíblia Para Iniciantes


Se você está começando a ler a Bíblia agora deve ter se deparado com as dificuldades de estudá-la sozinho, e pode acreditar, eu compreendo suas dificuldades e por isso nesse artigo vou te apresentar o passo a passo para estudar a Bíblia sozinho mesmo sendo iniciante.

Planejar a sua leitura, escolher a tradução certa da Bíblia, estabelecer um lugar e horário tranquilo, orar antes de ler, começar pelo novo testamento, fazer anotações, meditar na sua leitura, orar com base na leitura, finalizando o estudo.

Antes de começar a explicar cada um desses passos, você precisa entender algo. Estudar a Bíblia não é uma tarefa fácil, pois ela não é um livro qualquer e sim a palavra de Deus, você precisa ter disciplina e desenvolver constância, através da perseverança.
E para que você possa desenvolver constância na sua leitura é necessário que você reconheça o valor da Bíblia em sua vida, dessa forma ela ocupará o lugar certo na sua rotina, estudá-la será uma prioridade para você. Apenas assim, você conseguirá desenvolver uma vida de intimidade com Deus.

Agora que você já tem essa informação importante em mente, podemos começar a compreender cada passo necessário para estudar a Bíblia sozinho sendo iniciante.

1. Planejar a sua leitura

Ao começar a estudar a Bíblia você precisa estabelecer um plano de leitura, pois tentar compreendê-la sem um contexto daquilo que está lendo não vai dar certo.

Para que você consiga entender e absorver a sua leitura corretamente, é necessário estudar o contexto de cada passagem, entender o objetivo e tema central.

Existem diversos planos de leitura bíblica que você pode usar, por exemplo, a Bíblia em um ano, leitura em ordem cronológica, método de leitura simultânea da Bíblia, entre outros. Escolha aquele que melhor se adapta a você, para que sua leitura não fique cansativa, mas sim prazerosa!




2. Escolher a tradução certa da Bíblia

Hoje em dia existem diversas traduções e versões da Bíblia, e você pode usá-las ao seu favor. Tentar estudar a Bíblia sozinho sendo iniciante com uma versão mais complexa, ou seja, com palavras e termos mais distantes do nosso dia a dia, pode atrapalhar seu estudo!

Portanto, ao começar a sua leitura escolha a melhor versão da Bíblia para você, eu recomendo as versões NVI e NVT.

3. Estabelecer um lugar e horário tranquilo

Estudar a Bíblia requer muita concentração, sendo importante que você escolha um local e horário tranquilo para o seu momento de leitura.

Você precisa tornar a leitura bíblica um hábito em sua vida, logo é necessário incluí-la na sua agenda, para que dessa forma você não venha ocupar o tempo de leitura com outras tarefas do dia a dia. Além disso, você precisa tornar o seu ambiente favorável, então é recomendável que você feche a porta, organize seu espaço, elimine as distrações, aquiete seu coração (eliminando todas as preocupações e concentrando-se exclusivamente a leitura) e então comece o seu momento de estudo da palavra de Deus.

4. Orar antes de ler

Como já vimos no início deste artigo, a Bíblia não é um livro como qualquer outro, ela é a palavra de Deus. Portanto, é de extrema importância que você ore pedindo o direcionamento do Espírito Santo para a sua leitura e compreensão.

Você pode fazer a sua oração inicial da seguinte maneira: comece pedindo perdão ao Senhor, lhe agradeça pelo que ele faz em sua vida, peça que Deus prepare o seu coração para receber o ensinamento que ele tem para você através da Bíblia ministrada pelo Espírito Santo.

5. Leitura Bíblica

Comece pelo Novo Testamento

Chegamos então ao momento de leitura. Se você está começando agora, eu lhe recomento iniciar pelo Novo Testamento, ainda mais específico, o evangelho segundo João.

Pois, a leitura do Antigo Testamento é mais complexa e requer mais tempo e um estudo ainda mais aprofundado, logo se você ainda é um iniciante é recomendado começar pelo NT para poder adquirir conhecimento e experiência com a leitura bíblica e então estará mais apto para ler o AT.

Leia sem pressa

Você deve fazer a sua leitura com calma, não comece lendo 10 capítulos por dia, porque você não vai conseguir absorver a sua leitura, além de ter uma grande probabilidade de ficar uma leitura cansativa e você vai querer desistir!

Por isso comece com pouco e vai desenvolvendo ao longo do tempo, leia devagar se atentando a cada versículo e se aprofundado nos ensinamentos expressos na passagem.

6. Fazer anotações

É muito importante que você faça anotações sobre a sua leitura. Para isso é necessário dedicar tempo a pesquisas e ter o coração sensível para receber a ministração do Espírito Santo.

Talvez você não saiba o que pode anotar, por isso trago algumas ideias de anotações para facilitar o entendimento da sua leitura. Veja abaixo:
  • Significado de termos e palavras desconhecidas
  • Versículos em outras traduções
  • Contexto: período/local, autor, para quem escreveu, porque foi escrito, personagens presentes, tema central
  • Como aplicar o que li em minha vida
Você pode separar um caderno para fazer as suas anotações ou mesmo anotar em sua Bíblia, aliás hoje em dia existem bíblias com espaço para anotações. Eu tenho esse estilo de Bíblia e recomento muito, você pode adquirir a sua clicando aqui!




7. Meditar na sua leitura

Após finalizar a sua leitura e fazer as suas anotações, é importante que você medite no que leu. Esse é um passo muito importante, é agora que você vai refletir na sua leitura e entender como pode aplicar aquilo que aprendeu no seu dia a dia.

Devemos ter em mente que não basta ler, ouvir ou falar da Bíblia, nós precisamos vivê-la!

8. Orar com base na leitura finalizando o estudo

Após terminar o seu momento de estudo é importante que você finalize esse tempo com uma oração baseada na leitura, para ajudar ainda mais a fixação do texto e pedir ajuda a Deus para aplicar os ensinamentos.




E esses são os 8 passos para que você possa ler a Bíblia mesmo sendo um iniciante e aprofundar ainda mais o seu relacionamento com Deus.

Para finalizar quero te lembrar o que está escrito em 2 Timóteo 3:16,17: toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

You May Also Like

0 Comments