Como orar corretamente? - Siga o Exemplo de Jesus!

by - junho 08, 2024

 

A oração é a chave para todos os que desejam viver em intimidade com Deus e ter revelações em sua presença, por isso todo cristão precisa ter uma vida de oração. Mas como orar corretamente, para realmente ser ouvido e atendido por Deus? Nesse artigo veremos a maneira correta de orar, seguindo a oração exemplo que Jesus nos deixou em Mateus 6.

Você também pode assistir esse conteúdo em vídeo, basta clicar no play abaixo!



O que é a oração?

Orar é conversar com Deus, a oração é o nosso meio de comunicação com Ele. Não existe relacionamento sem comunicação. Quando oramos, nos tornamos mais íntimos de Deus, apresentamos a ele nossos pedidos e nos colocamos à disposição de viver segundo a sua vontade.

Por isso, é tão importante manter uma vida constante em oração, para fazer todas as coisas seguindo o direcionamento de Deus e cultivando um relacionamento em intimidade com Jesus diariamente.

Exemplos bíblicos

Vemos na Bíblia diversos exemplos de pessoas fervorosas em oração, as quais alcançaram um nível mais profundo de intimidade com Deus, como Daniel, por exemplo, que orava 3 vezes por dia. O próprio Jesus passava tempos sozinho em oração, conversando com o pai durante seu ministério e deixando-se ser guiado por Deus.

“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” Lucas 5:16

A oração de Jesus

Os discípulos também foram impactados pelo exemplo de Jesus, na vida de oração, e lhe questionaram sobre como orar corretamente. Jesus, então, lhes concedeu uma oração de exemplo: a oração do Pai Nosso.

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.” Mateus 6:9-13

Ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus não estava ensinando seus discípulos a sempre repetir essa mesma oração, mas estava lhes dando um modelo, para que estes soubessem como orar de maneira correta e agradável a Deus. Nós também podemos seguir esse modelo e aplicá-lo em nossas orações diárias. Vejamos como fazer isso.

Entendendo a oração do Pai nosso

  1. Pai nosso que estás nos céus - primeiro Jesus apresenta a Deus como nosso Pai celestial, alguém que está perto, com quem podemos ser sinceros, esperar amparo e desenvolver intimidade. Agora, através de Cisto nos tornamos de filhos de Deus e podemos nos achegar a ele como tais.
  2. Santificado seja o teu nome - essa frase indica a adoração e exaltação a Deus. Devemos começar nossas orações reconhecendo que a grandeza e o poder pertencem ao Senhor. Uma oração que busca a glória pessoal, ou a honra perante os homens, não será ouvida pelo Senhor, pois somente Ele é digno de glória!
  3. Venha o teu reino - o reino de Deus agora se faz presente em nossas vidas, pelo sacrifício de Jesus nos tornamos templo do Espírito Santo e devemos pedir a manifestação do poder de Deus em nós, mas também orar pela manifestação completa do reino de Deus que se dará com a restauração de todas as coisas.
  4. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu - devemos orar pedindo que a vontade de Deus seja realizada em nossas vidas, assim como acontece no céu, e isso significa estar sujeito ao plano e autoridade de Deus, pois muitas vezes a sua vontade não será a mesma que a nossa. Mas, devemos entender que ele tem toda a autoridade e, por isso, nosso objetivo deve ser viver em submissão a Sua vontade, que é soberana.
  5. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores - Devemos sempre pedir perdão a Deus por nossos pecados e, além disso, perdoar aos outros, pois se queremos ser perdoados, precisamos liberar o perdão.
  6. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal - essa oração nos ensina a buscar em Deus a ajuda para resistir as tentações e vencer o pecado, além de nos indicar que a nossa proteção vem do Senhor e que devemos pedir a Ele que nos sustente em meio ao mundo mal que vivemos, o qual é influenciado pelas obras do diabo.
  7. Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém - assim como devemos começar a oração glorificando a Deus e o exaltando, devemos terminá-la da mesma forma, reconhecendo que o Senhor é quem exerce autoridade sobre todas as coisas e tem o controle de tudo. O Seu reino é o único que permanece eternamente.
Através da oração que Jesus nos deixou, temos uma base clara para aprender a orar da maneira correta. Devemos aplicar esses ensinamentos, desenvolvendo uma vida em intimidade com Deus, e assim como diversos homens e mulheres de fé ao decorrer da história, vivenciar grandes experiências em sua presença. A oração deve fazer parte de nossa rotina, para que possamos aprofundar, cada vez mais, nosso relacionamento com o Pai, vivendo sempre a Sua vontade.

You May Also Like

0 Comments