Como vencer a preguiça segundo a Bíblia

by - julho 06, 2024

 

A preguiça pode ser uma grande inimiga na vida de muitas pessoas e, quando nos deixamos ser dominados por ela, podemos até mesmo perder aquilo que Deus tem para as nossas vidas! Por isso, precisamos saber como vencer a preguiça, segundo a Bíblia, para praticarmos os ensinamentos de Deus e alcançarmos as grandes coisas que Ele deseja para nós.

O que a Bíblia diz sobre a preguiça?

A Bíblia contém diversas passagens e ensinamentos sobre a preguiça, os quais nos mostram que tal estilo de vida não agrada a Deus! A preguiça é uma atitude contrária à vontade de Deus, pois devemos ser diligentes, fazendo todas as coisas com empenho e glorificando ao Senhor.

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:6-8

Preguiça vs Descanso

Devemos entender que a preguiça é deixar de fazer o que precisa ser feito e descansar mais do que o necessário, se entregando ao desânimo ou mesmo ocupando seu tempo com coisas superficiais como distrações, apenas para ocupar o tempo. O preguiçoso busca sempre adiar suas obrigações e, mesmo desejando grandes coisas, nunca tem as atitudes necessárias.

A Bíblia não é contra o descanso e, inclusive, nos ensina que também é necessário descansar, porém, a preguiça é o descanso em excesso, o qual se torna um peso ao invés de ajudar. É importante que saibamos ter equilíbrio, entendendo qual o tempo de descanso e o tempo de trabalho.

Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você. Provérbios 6:9-11

Consequências da preguiça

O preguiçoso, além de não agradar a Deus, ocasiona diversas consequências sobre sua própria vida através de suas atitudes. Algumas dessas consequências são:

Pobreza

Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra. Provérbios 20:13.
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza. Provérbios 14:23.

Ambição e frustração


O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar. Provérbios 21:25-26.
O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.  Provérbios 13:4.

Insatisfação

O preguiçoso não aproveita a sua caça,mas o diligente dá valor a seus bens. Provérbios 12:27.

Como vencer a preguiça?

Podemos perceber que ser uma pessoa preguiçosa não é nada bom, por isso, se você tem agido dessa forma, veja quais atitudes são necessárias para vencer a preguiça.

Contentamento em Deus

A primeira coisa que devemos ter é o contentamento em Deus, pois quando estamos sempre insatisfeitos com tudo ao nosso redor, deixamos de trabalhar naquilo que o Senhor nos colocou a realizar nesse momento.

O Senhor age em todas as coisas mediante um propósito e a situação na qual você está vivendo é um meio de Ele trabalhar em sua vida, aperfeiçoando-o para vivenciar coisas maiores, mas para isso você precisa se contentar Nele e fazer todas as coisas com dedicação.

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". Hebreus 13:5.

Faça tudo como para Deus

Somos convidados pelas Escrituras a glorificar a Deus em meio a tudo o que fazemos, por isso permita que o Senhor seja engrandecido mediante tudo o que você faz. Entenda que você pode se empenhar nas suas tarefas, mesmo nas mais simples, e concluí-las como se fossem para o próprio Deus!

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.
Colossenses 3:23.

Através das nossas ações podemos permitir com que a luz de Cristo brilhe em nossas vidas, assim, quando você se dedica nas coisas que faz diariamente, demonstra as pessoas ao seu redor que você tem a alegria que vem de Deus sobre a sua vida, para cumprir com todas as responsabilidades que Ele designou sobre sua vida neste tempo.

Elimine as distrações


Muitas vezes, o fator que leva muitos a se tornarem preguiçosos é o vício nas distrações e entretenimento de modo geral. Quando você está sempre procurando por uma nova forma de se distrair, nunca consegue se dedicar às coisas que realmente são importantes, por isso abra mão do entretenimento fútil e passe a usar o seu tempo de maneira sábia!

Tenha equilíbrio

A Bíblia nos ensina a sermos pessoas equilibradas, dedicando o tempo ideal para cada coisa que precisa ser feita. Lembre-se de que o seu tempo é uma dádiva de Deus e você deve usá-lo com sabedoria!
Tenha tempo para descansar na sua rotina, mas não permita que o descanso em excesso atrapalhe seu desenvolvimento em outras coisas. 

É preciso ter autocontrole para saber o tempo de relaxar e o tempo de trabalhar, mesmo sem vontade! Não podemos ser pessoas permissivas o tempo todo, pois assim não vamos concluir nossas tarefas e estaremos sempre presos à preguiça.

Deixe-se guiar pelo Senhor.

Lembre-se, a sua vida deve ser inteiramente do Senhor, por isso permita com que Ele te direcione em tudo o que você fizer. Pergunte-o qual é o trabalho que ele tem para você nesse tempo de sua vida e como você pode agir para glorificá-lo por meio disso.

Ao final, tudo se resume em viver em obediência à Palavra de Deus, a qual nos garante vida! Ele nos guiará naquilo de que precisamos, quando renunciarmos às nossas próprias vontades para viver a Sua.

You May Also Like

0 Comments